As pontes rolantes são um equipamentos amplamente usados para elevação e movimentação de cargas pesadas, especialmente, para aquelas que não podem ser deslocadas com a força humana. É comum a utilização dessa máquina em indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, aço e por aí vai. Nesta operação, costuma ser empregado o rádio controle remoto industrial.
A ponte rolante precisa de profissionais capacitados para manuseá-las, pois uma má coordenação é capaz de comprometer a segurança das pessoas que estão ao redor. Além disso, é crucial que haja inspeções frequentes nesse equipamento, assim é possível fazer as manutenções necessárias para melhor funcionamento da máquina.
Se não houver inspeção com constância, não dá para saber que tais equipamentos demandam reparos, abrindo brecha para acidentes e colocando em risco as pessoas e a produtividade da empresa.
Abaixo, confira como funcionam os procedimentos!
Inspeções visuais
As inspeções visuais são feitas sempre antes que o equipamento seja ligado. Seu objetivo consiste em analisar as condições gerais de todos os componentes da ponte, por exemplo, cintas, talhas, correntes, cabos de aço, polias; carros; freios; travas; ganchos entre outras partes.
Para a execução desse processo, faz-se um check-list para que nenhum item seja deixado para trás. Todos eles devem ser avaliados um a um, considerando todos os aspectos possíveis, destacamos o posicionamento correto de acessório e os sinais de desgaste ou corrosão.
Inspeções funcionais
As inspeções funcionais, por sua vez, são testes realizados com as pontes rolantes em funcionamento. Após checar a situação de cada componente, é o momento de checar se todos eles estão cumprindo sua função corretamente.
Aqui, verifica-se o funcionamento de freios, alarmes e outras medidas de segurança, além de ver se tem algum problema de desempenho. O controle remoto para guindaste e ponte rolante também pode ser avaliado, bem como outros itens, como o conversor de frequência.
Laudos
Depois das inspeções anteriores serem realizadas, já podemos gerar os laudos, ou seja, relatórios com o desempenho obtido da máquina, onde constarão os problemas que foram diagnosticados e as maneiras de corrigi-los.
Até que as medidas sejam adotadas, o emprego do equipamento em processos produtivos não é considerado seguro. É de extrema importância que o processo de inspeção esteja de acordo com as Normas Regulamentadoras.
Frequência da inspeção de pontes rolantes
As inspeções e, consequentemente, reparações, precisam ser efetuadas com uma determinada frequência. Normalmente ocorrem em 3, 6 ou 12 meses, dependendo de cada equipamento.
Para determinar a periodicidade para você, leve em conta a constância com que o equipamento é usado, os resultados de inspeções anteriores e os riscos aos quais estão expostos.
Uma boa gestão prioriza a segurança
A inspeção de pontes rolantes garante que as mesmas estejam seguras para uso e visa a integridade dos funcionários. Até porque os acidentes de trabalho causam uma menor produtividade em razão do tempo que é perdido, sem falar que provoca o surgimento de indenizações. E vamos combinar: é preciso proteger sua equipe independente de qualquer coisa.
Ademais, as inspeções inibem abusos na utilização do equipamento, afinal, através delas é possível identificar quando o dano foi feito e quem pode ter sido responsável.