O cooperativismo, que teve sua origem na época da Revolução Industrial, é um modelo de trabalho em amplo crescimento. É visto como uma alternativa ao tradicional capitalismo em que vivemos, pois, se baseia no esforço comum para alcançar interesses iguais. A ideia de cooperativa nasceu para combater o aumento do desemprego e os baixos salários pagos pelas empresas.
Fato é que o método pode ser aplicado a uma grande gama de negócios. No Brasil, as cooperativas são classificadas em 13 áreas de atuação, do campo às grandes cidades. Agora, é hora de conhecê-las!
Cooperativas de crédito
Cooperativa de crédito, denominada também de cooperativa financeira, consiste em uma associação em que os indivíduos procuram administrar suas finanças. Elas são reguladas pelo Banco Central e proporcionam os mesmos produtos e serviços de um banco, normalmente. Tais como contas, cartões, pagamentos, empréstimos, aplicações e financiamentos.
No Brasil, temos cerca de 7,8 milhões de pessoas e empresas associadas a cooperativas de crédito, evidenciando suas vantagens. Segundo o Banco Central, essas associações já constituem a segunda maior rede de agências do país, ficando atrás somente do Banco do Brasil.
Cooperativas de trabalho
Uma cooperativa de trabalho é formada por uma categoria específica de profissionais, que objetivam melhores condições de trabalho. Também, valores superiores para a contratação de seus serviços. Aqui, temos cooperativa de costureiras, cooperativa de catadores, cooperativa de dentistas e por aí vai.
Cooperativas de saúde
Conforme dados disponibilizados pela CTES, as cooperativas de saúde já estão presentes em 85% do território nacional. Ainda representam 32% do mercado privado de saúde. O ramo, que surgiu no fim da década de 1960, desenvolveu-se rapidamente.
São cooperativas compostas por trabalhadores da área da saúde, como médicos, psicólogos, enfermeiros e dentistas.
Cooperativas de transporte
Como o nome sugere, são associações que abrangem os profissionais que prestam serviços de transporte de cargas e passageiros. Elas têm gestões particulares para cada modalidade: transporte escolar, transporte de cargas, transporte individual e coletivo.
É uma espécie de cooperativa que até poderia ser enquadrada no ramo de trabalho. No entanto, por apresentar muitas peculiaridades em relação à sua atividade, tem denominação e normas próprias para a execução do trabalho cooperado.
Cooperativas agropecuárias
Organizações que visam ser uma espécie de extensão aos produtores rurais. Funcionam em forma de sociedade e têm como função aumentar o faturamento para todos os participantes, ajudando na comercialização dos produtos. Devido ao ganho de escala na produção, o trabalhador cooperado consegue realizar grandes negócios, inclusive exportações. Uma forte tendência no país.