Quando é feita uma pesquisa no Google, o buscador avalia a relevância de cada página, conforme as palavras que o usuário utilizou. Ele determina qual site ficará na primeira posição, na segunda posição e assim por diante. Isso dependerá da qualidade do conteúdo, do desenvolvimento da página e, claro, das técnicas de SEO empregadas no texto.
O Search Engine Optimization consiste em estratégias que ajudam a deixar sua página com mais credibilidade e mais alinhada aos parâmetros de análise do mecanismo de busca. Assim, torna-se essencial para um e-commerce.
A seguir, listamos dicas práticas e básicas de otimização de sites para destacar a sua loja na internet!
Use palavras-chave
O primeiro passo é definir as palavras-chave pelas quais seu site ou um determinado conteúdo será encontrado. Escolha termos que tenham relação com o negócio, com o que você faz e que provavelmente os clientes poderão usar quando estiverem pesquisando. Essa é uma tarefa realizada detalhadamente por uma consultoria SEO, visto que é de grande importância para o restante do processo.
Vamos supor que tenha uma loja de móveis. Exemplos de boas palavras-chave seriam: móveis de madeira, móveis para casa, loja de móveis em São Paulo e por aí vai.
Atenção para a qualidade do conteúdo
A qualidade do conteúdo de um post e do site completo é um dos fatores mais relevantes para o ranqueamento do Google. Para sair na frente das concorrentes, sua loja online precisa ter um conteúdo bem escrito.
Erros gramaticais jogam sua autoridade lá para baixo. Obviamente, não copie textos já existentes. O Google vai detectar, banir e colocar suas páginas em um péssimo posicionamento na busca orgânica.
Faça uma boa descrição dos produtos
É importante empregar o SEO na página de cada categoria e produto. Isso porque, quando uma pessoa buscar por “guarda-roupa”, por exemplo, ela poderá encontrar seu e-commerce e ser direcionada diretamente para a parte do seu site em que os guarda-roupas estão.
Para realizar uma boa descrição dos produtos, inclua as palavras-chave específicas de cada um deles. Tente também colocar suas características e benefícios. Quanto mais estruturado o texto, mais chance de aparecer na pesquisa do consumidor.
Cuide das imagens
Fotos e ilustrações otimizadas também são um caminho para destacar sua marca. Nomeie as imagens com palavras-chave específicas, como “sofá retrátil 3 lugares”. Assim, elas podem ficar em evidência no Google e atrair o cliente.
Bom, listamos as ações basilares para otimizar sites e ganhar visibilidade nos mecanismos de busca. No entanto, você pode optar por um trabalho de Search Engine Optimization bem feito e completo através da contratação de uma consultoria SEO. Ou, para um pontapé inicial, de uma consultoria de SEO pontual. Vale a pena!