Se você está buscando por uma alimentação mais saudável, é indispensável que você adicione produtos de hortifruti e de mercearia que sejam ricos em fibras. Para te ajudar, elaboramos esse artigo com as melhores opções. Confira a seguir!
Leguminosas
Sempre será uma boa escolha incluir leguminosas na cesta de compras quando for à mercearia, pois, além de serem fontes ricas em fibras, elas costumam ser fontes ricas de outros nutriente importantes como ferro, cálcio e vitaminas do complexo B (que são ideais para o metabolismo proteico).
Dessa forma, incluir o feijão, a ervilha, a lentilha, o grão de bico e/ou a soja em grão nas suas refeições farão seus pratos muito mais completos e seu corpo muito mais saudável.
Grãos e Cereais Integrais
De modo geral, alimentos integrais são fontes ricas em fibras pois ainda possuem as cascas (e os nutrientes delas) em sua composição. Por isso, eles são uma alternativa mais saudável e cheia de fibras, sendo perfeitos para cafés da manhã e lanches.
O mesmo vale para biscoitos e pães integrais, mas se você também está buscando por opções mais leves e nutritivas, aposte em grãos e cereais integrais.
Recomendamos, inclusive, que você opte por aveias e cereais como a granola que é uma alternativa muito completa: além das fibras, ela é rica em vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio, fósforo e proteínas.
Vegetais
Na verdade, existem muitos produtos de hortifruti com bastante fibras, o que é muito bom para variar o cardápio sempre e não enjoar de nenhum deles. Boas opções de vegetais ricos em fibras são: a mandioca, o brócolis, a batata doce, o milho verde, a vagem e o tomate cru. Mas se você gosta mais de verduras, aposte na couve, na rúcula e na escarola.
Frutas
Não é à toa que as frutas são tão recomendadas por nutricionistas: além de suculentas e deliciosas, as frutas também são fontes ricas de fibras e diversas vitaminas.
São o tipo de alimento que você pode comer à vontade (in natura) sem muito peso na consciência. E, caso não seja muito fã delas in natura, você pode investir em sucos e vitaminas diversos com de abacaxi, laranja, ameixa, banana e goiaba.
Aliás, um copo de suco de laranja pela manhã pode ser suficiente para cobrir toda a taxa de fibras que você precisa para passar o dia, o que é bom para quem tem uma rotina corrida ou segue uma dieta extremamente rigorosa.
Qual a importância de consumir alimentos ricos em fibras?
O consumo de alimentos ricos em fibras é necessário para a saúde do seu sistema digestivo como um todo:
- As fibras, por sua vez, ajudam na manutenção da microbiota intestinal, que é responsável pela distinção do que é bom e ruim para o nosso organismo.
- Elas também estimulam o metabolismo e o trânsito intestinal, evitando e solucionando problemas como intestino preso.
- Além disso, contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarreia e a constipação intestinal.