É bem provável que você já tenha visto nas redes sociais alguém praticando yoga ou realizando exercícios com bola de pilates. Não é de hoje que essas duas modalidades ajudam no desenvolvimento da flexibilidade, força e melhora da postura.
No entanto, algumas pessoas têm dúvidas sobre a diferença das duas atividades. Por isso, entenda as características de ambas.
O que é o yoga?
A palavra yoga tem origem na Índia e Nepal, significa “integrar” ou “unir”. O principal objetivo da atividade é a união do corpo com a mente, o que leva ao equilíbrio do ser e, assim, é possível atingir o estado mais elevado de existência.
Em síntese, basta apenas um tapete yoga para conseguir realizar a atividade. De modo que todos os exercícios realizados já fazem parte da vida de cada pessoa.
Portanto, para começar é necessário estar aberto a conhecer melhor o corpo, aceitar e superar seus limites e descobrir um mundo de possibilidades na sua relação consigo mesmo.
Entre os principais benefícios do yoga estão: flexibilidade, fortalecimento do corpo, foco para a mente, harmonização das emoções, redução da frequência cardíaca, auxílio no tratamento da depressão, diminuição da ansiedade e melhora da qualidade do sono.
O que é pilates?
O pilates é um conjunto de exercícios que tem a finalidade de promover o controle do corpo e da mente, aumentando a qualidade de vida. Nesse sentido, o método é muito utilizado para a reabilitação ou condicionamento físico.
Uma das principais vantagens dessa atividade é o fato de ser acessível para todos os públicos. Nenhum movimento é feito de maneira passiva ou automática e, sim, com precisão, consciência e rigor técnico.
Os exercícios também podem ser realizados em casa com alguns equipamentos, por exemplo, a bola tonificadora.
Desse modo, os principais benefícios são: aumento da resistência física e mental, aumento da flexibilidade, melhora da capacidade respiratória, aumento da concentração, eliminação de toxinas, melhora da resistência muscular, entre outros.
Qual a diferença entre yoga e pilates?
O pilates foi criado para melhorar a respiração, força, postura e flexibilidade. É um treinamento que exige físico e disciplina, além de oferecer benefícios a longo prazo.
Por outro lado, o yoga tem objetivos mais emocionais e mentais. Nesse sentido, os movimentos servem para aumentar a sensação de bem-estar e acalmar o sistema nervoso.
Em síntese, os exercícios realizados com bola ou anel de pilates são disciplinares e trabalham partes do corpo individualmente. O yoga é um estilo de vida, portanto, trabalha corpo e mente simultaneamente.
É difícil encontrar a melhor modalidade. No entanto, é essencial analisar a que melhor combina com o seu perfil. Independentemente do treino escolhido, a prática de exercícios é ótima para o bem-estar e melhora na qualidade de vida.