É fundamental entender o funcionamento da marcha de um carro para conservar a vida útil do sistema de transmissão do automóvel. Até porque os cuidados influenciam diretamente no desempenho do veículo e na economia de combustível. Portanto, não dar atenção aos detalhes pode causar prejuízos desnecessários e fazer de você um grande freguês de autopeças.
Mas como funciona a marcha de carro, como usá-la e quais as principais cautelas que devemos ter? Acompanhe a leitura e confira!
Funcionamento do sistema de transmissão do automóvel
Primeiramente, é preciso compreender o que é câmbio de carro. Trata-se de um dispositivo composto por um conjunto de engrenagens que regulam o torque, bem como a velocidade do veículo. Desse modo, a potência do motor é passada para as quatro rodas.
Nos automóveis com motores dianteiros, o movimento começa do volante do motor para a embreagem. Depois, vai para a caixa de câmbio, passando pelo eixo de transmissão até chegar ao diferencial e também às rodas traseiras do veículo.
Chegamos no sistema de transmissão, formado pelo diferencial, que transforma o torque em movimento para as rodas. A embreagem interrompe o torque do motor, harmonizando a passagem de velocidade entre o motor e a caixa de câmbio.
Por fim, a caixa de marchas é responsável por multiplicar a força ou a velocidade vindo do motor do carro. Permite que o veículo suba e desça morros ou ande em linha reta. É válido ressaltar que a cada troca de marcha, a rotação do motor varia. Portanto, quanto menor a marcha, maior a força e a rotação do motor.
Saiba como aumentar ou reduzir a marcha
Caso você seja um motorista de primeira viagem ou ainda tenha dificuldades para dirigir, fique tranquilo. A prática vai mostrar a hora certa de aumentar ou reduzir a marcha. Normalmente, é necessário ficar atento ao barulho do motor e à força, motoristas experientes costumam dizer que o próprio carro “pede” a mudança.
Em síntese, quando o motor do veículo fizer um barulho forte significa e o carro não responder à pisada no acelerador, significa que você deve aumentar a marcha do carro. Por outro lado, se o motor perder a potência e “engasgar”, a marcha precisa ser reduzida.
Outra dica é olhar para o relógio de conta-giros no painel do automóvel. O ponteiro deverá estar entre 2 e 3 (em alguns modelos de painel, entre 20 e 30). Abaixo de 2, você pode reduzir a marcha; acima do 3, aumentar.
Principais cuidados para não desgastá-la
Agora que você já entende melhor sobre o funcionamento do câmbio de carro, da marcha e como usá-la adequadamente, é bom conferir quais são os principais cuidados, afinal é uma parte importante bem como a suspensão de carro. Para, assim, evitar desgastes prematuros. Nesse contexto, citamos:
- Pise na embreagem até o fundo;
- Evite a mão no câmbio;
- Use a alavanca apenas para trocar as marchas;
- Ligue o automóvel e saia sempre com a 1ª marcha.