O esporte é algo capaz de unir pessoas do mundo todo por um só propósito. Grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo da FIFA e as Olimpíadas são provas disso. Nesse contexto, o setor do marketing encontrou uma oportunidade de inovação, de alavancar números através da publicidade. Claro, com profissionais formados em uma pós-graduação online.
Através do marketing esportivo, como chamamos, é possível melhorar o relacionamento entre marca e público, além de elevar os lucros de eventos. Como também de “empresas”, como clubes e marcas de material de esporte. Afinal, trata-se de um mercado que movimenta muito dinheiro.
Mas fica a pergunta: o que faz o marketeiro? Siga a leitura e confira!
O que é marketing esportivo?
O marketing esportivo, cada vez mais em alta, é uma ferramenta bem lucrativa e gera oportunidades de negócios. Consiste, de modo geral, no uso do esporte como meio de engajamento e comunicação, unindo as particularidades desse universo à execução de artifícios do marketing. Envolve muito mais que marcas, atletas e times. Envolve paixão, emoção e diversos outros sentimentos.
O resultado do trabalho é o aumento de receita e da popularidade dos contratantes, engajando o torcedor e estimulando o esporte como negócio. As estratégias de branding da NFL, liga de futebol americano, por exemplo, comprovam a eficiência do setor. Desde 2006, com a aplicação das técnicas de marketing esportivo, os lucros cresceram mais de 50%.
Papel do profissional da área
Os profissionais da área são, comumente, formados em pós-graduação em Marketing EAD ou presencial. No curso de especialização, desenvolvem capacidades para lidar com distintas atribuições, como:
- Interpretar dados e registros de ações históricas para entender a evolução do mercado de esportes;
- Conforme os modelos estratégicos e as experiências do mercado, propor ações adequadas para novos projetos de marketing;
- Apontar possíveis influenciadores do âmbito esportivo, bem como atender à demanda de informações e a necessidade de aprimoramento da gestão do marketing;
- Propor modelos de gestão, para implantar um projeto ou aperfeiçoar as práticas estabelecidas.
O mercado de trabalho
A busca pela carreira de marketing esportivo é relativamente alta para o país. No entanto, hoje, as ações de marketing para o segmento não se limitam mais apenas ao simples patrocínio, abrindo inúmeras portas. O trabalho tem sido direcionado para a experiência e relação do consumidor com as marcas. São assuntos abordados até em uma pós-graduação em Educação Física EAD.
Por fim, por consistir em uma eficiente e lucrativa ferramenta de geração de oportunidades para os negócios, os profissionais da área encontram muitas possibilidades de atuação. E, consequentemente, bons salários no setor.