O cuidado com a higiene pessoal é muito importante e vai além de somente questões estéticas. Cuidar bem da higiene pessoal é fundamental para a garantia da saúde e do bem-estar das pessoas.
A pele é uma das partes do corpo que mais necessita de cuidados, e quando falamos de cuidados com a pele, um dos principais produtos de higiene pessoal que não pode faltar é o protetor solar.
Algumas pessoas possuem a ideia equivocada de que o protetor solar só deve ser utilizado nos dias quentes, no verão, nas praias e piscinas. No entanto, até mesmo em casa, independentemente da estação do ano, o uso diário do protetor solar é uma tarefa indispensável.
Entenda quais são os riscos do não uso do protetor solar e saiba a importância de usar um protetor solar de qualidade. Confira:
Os riscos de não usar protetor solar
A exposição aos raios solares sem o uso de protetor, pode causar eritemas e queimaduras de diversos graus, piora da acne, envelhecimento precoce da pele, aparecimento de manchas, ressecamento, doenças dermatológicas e o câncer de pele no corpo.
Segundo estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é um dos tipos de câncer mais frequentes do Brasil. Esse tipo de câncer possui baixa letalidade, entretanto, prejudica a qualidade de vida das pessoas que possuem a doença.
O uso diário de protetor solar
Independentemente da estação do ano, mesmo nos dias nublados em casa, o uso do protetor solar é fundamental e imprescindível, isso porque os raios UV atravessam as nuvens e chegam à superfície da Terra.
É importante aplicar uma quantidade suficiente, espalhar no rosto, no pescoço, no colo, nos dois braços e nas duas pernas. Quando estiver totalmente exposto ao sol, como nas praias e piscinas, é necessário redobrar os cuidados e passar o protetor também na frente e atrás do tronco.
Além das praias e piscinas, os passeios na areia ou neve também necessitam de cuidados redobrados, já que esses ambientes aumentam os efeitos da radiação.
O protetor solar além de ser passado diariamente, deve ser retocado a cada três ou horas, ou quando for necessário, principalmente nos casos em que a pessoa está exposta à água ou suor.
Escolha um protetor de qualidade
A higiene íntima é um assunto extremamente sério. Dessa forma, é fundamental escolher produtos de limpeza e higiene de extrema qualidade para inserir em sua rotina de cuidados.
Use sempre produtos com fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 30, que possuam proteção contra os raios UVA e UVB. É importante também verificar se a marca está registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Aproveite as ofertas de um atacadista para garantir os melhores preços de protetor solar, bebidas, chocolate em barra e outros produtos.