Todos nós sabemos que a água é uma substância fundamental para a manutenção da vida. No entanto, quando ela é consumida em condições inadequadas, pode se tornar uma verdadeira vilã da saúde. Isso porque é capaz de transmitir uma série de doenças perigosas. A situação reforça a importância do uso de bebedouros e purificadores de água.
Esses aparelhos combatem diversos agentes infecciosos e substâncias danosas para o ser humano. Você sabe quais são as principais doenças acarretadas? Acompanhe a leitura e confira!
Doença de Chagas
Descoberta recentemente, Doença de Chagas é dissipada pelo barbeiro e ataca diretamente o coração, o fígado e o baço. Causa o aumento exacerbado desses órgãos em razão da multiplicação do protozoário presente. Ela é transmitida oralmente, por meio da água mal tratada, muitas vezes vendida em locais sem fiscalização.
O barbeiro defeca onde existem águas paradas e o parasita é encontrado nas fezes do inseto. Por isso, é interessante consumir água de bebedouros de água e demais dispositivos certificados pelo INMETRO.
Intoxicação por cloro
O claro é empregado em todas as unidades de saneamento básico, ajudando no combate à proliferação de agentes infecciosos. Mas, por outro lado, seu excesso também pode causar problemas.
A curto prazo, sintomas como diarreia, vômitos e dores de cabeça são comuns. A longo prazo, o cloro acarreta danos aos órgãos respiratórios e pode até provocar câncer de bexiga. Por isso, a concentração ideal desse elemento é alcançada pelo uso de um purificador de água.
Esquistossomose
Famosa como “Barriga-d’água”, é causada pela larva de um verme que fica em uma espécie caramujo e nas fezes de um indivíduo contaminado. Na Esquistossomose, os ovos, em contato com água, eclodem e estão em vida livre, à procura de um hospedeiro para se desenvolverem.
No sistema digestório humano se instalam e crescem, gerando o aumento da região abdominal, além de diarreia, vômito e cirrose, no pior dos casos. Como prevenir? Ingira apenas o líquido que passa por saneamento básico e filtros ozonizadores.
Intoxicação por chumbo
O chumbo é praticamente insolúvel no sangue e não é sintetizado no organismo. Por isso, vira perigoso ao ser ingerido junto da água, ocasionando tumores no sistema nervoso e originando alucinações, paralisias e convulsões. O chumbo presente na água, na maioria das vezes, é resultado de um descaso em atividades mineradoras próximas a rios que abastecem a região.
Fato é que dificilmente é possível verificar se os métodos de captação e armazenagem da água são realizados corretamente. Desse modo, o melhor jeito de prevenir doenças se dá pelo uso de bebedouros industriais, como os Bebedouros Frisbel, em locais maiores. Já em locais onde há menor circulação de pessoas, os purificadores de água e os bebedouros de mesa são perfeitos.