A princípio, a região Sul teve influência dos indígenas, colonizadores europeus e africanos trazidos para serem escravizados na sua formação cultural, sendo assim, a culinária surgiu no mesmo padrão: apresentando uma alta diversidade de pratos e ingredientes que agradam o paladar de moradores e turistas que visitam a região.
O churrasco, com certeza, é um dos pratos mais típicos encontrados no Sul e um dos principais elementos dessa mistura de culturas que foi sua colonização. Quem garante sua passagem aérea para Curitiba, por exemplo, precisa garantir pelo menos um dia para conhecer algumas churrascarias da região, para que a viagem seja completa.
Sendo assim, separamos alguns lugares do Sul cheios de gastronomia e cultura, para que você possa aproveitar os lugares em relação às paisagens e atrações, além de claro, ótimos restaurantes que valem a pena. Acompanhe a seguir!
Paraná
A culinária do Paraná é bastante influenciada pelas imigrações europeias, que além de alguns costumes, trouxeram inúmeros pratos típicos. O mais famoso entre esses pratos, com certeza é o barreado.
O prato consiste em um ou mais tipos de carne bovina de segunda e magra, como a maminha, paleta e patinho. São temperadas com cebola, alho, toucinho de porco, pimenta-do-reino, louro e cominho. Após isso é cozida até desmanchar. Aproveite alguma passagem aérea da Gol que esteja na promoção e conheça com familiares e amigos esse lugar cheio de cultura e comidas deliciosas.
Santa Catarina
Assim como os estados do Nordeste, a culinária mais típica de Santa Catarina é baseada em frutos do mar. Porém , para quem não é muito fã de peixe, pode visitar o local sem medo, pois também existem outros pratos famosos da região que quebram essa regra, focados na gastronomia alemã.
Um dos pratos típicos mais conhecidos e que você precisa conhecer é o marreco com repolho roxo. O prato, obviamente, é feito à base de um marreco, marinado com vinho branco e temperos de cada preferência por 24 horas. Depois é cozido até que a carne fique completamente macia. Após cozido, o marreco é assado até sua beleza dourar, e depois é refogado numa panela com repolho roxo e maçã. Causa uma explosão de sabores difíceis de alguém não se apaixonar.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a culinária também tem seus pratos favoritos, com muita referência da cozinha alemã e italiana. Os gaúchos são apaixonados por churrasco, e se trata de um prato que conquista o paladar da maioria das pessoas no mundo todo. Dessa forma, se você viaja para o Rio Grande do Sul e não visita ao menos uma churrascaria, você está viajando errado.
Garanta na Gol linhas aéreas fora de temporada para que você não precise gastar tanto para conhecer um lugar tão bonito e cheio de autenticidade gastronômica. Tem como aproveitar esse e outros lugares do país economizando com promoção TAM, com pacotes promocionais, pontuações em milhas, dentre outras opções.
O importante é curtir a vida e viajar sempre que surge a oportunidade. Além de garantir lazer, conhecer essas regiões dão conhecimento de como foram colonizadas e estudadas para terem a culinária e costumes que possuem até hoje.