Conhecer as partes que compõem o “coração” do carro é extremamente importante. Afinal, trata-se de uma questão de segurança. Sem falar que você consegue, assim, identificar a condição não ideal através de revisões, evitando problemas bem maiores.
Por isso, listamos e explicamos as principais peças de motor. Confira!
Cilindros
Os cilindros são itens que contêm o pistão, do qual vamos falar a seguir, em seu interior. A parte de cima do pistão e o cabeçote criam a câmara de combustão, onde ocorre a combustão dos motores.
As peças cilíndricas possuem um volume máximo, que é alcançado quando o pistão está no ponto morto inferior (PMI). O volume mínimo representa a máxima compressão do ar e combustível, sendo atingido na hora em que o cilindro está no ponto morto superior (PMS).
O volume indica qual a cilindrada de cada peça, e a soma delas forma a cilindrada total do motor. Quanto mais, maior a potência do carro.
Pistão
Consiste em uma peça cilíndrica fechada na parte de cima e aberta embaixo, que se adapta às dimensões do cilindro, funcionando em seu interior. É, sem dúvidas, uma das peças cruciais do motor do veículo. Pois, tem a função de comprimir a mistura de ar e combustível para ser queimada no momento da combustão.
Anéis de vedação
Esses anéis ficam localizados em volta dos pistões a fim de vedar a câmara de combustão e cessar a entrada de óleo do cárter. Também que evitar que a mistura vaze da câmara para o cárter.
Quando os anéis estão incorretos, o óleo entra na combustão e faz com que a fumaça saia mais escura do escapamento. Ou seja, caso você perceba isso, procure por produtos novos em uma autopeças.
Cárter
Há um desgaste das peças de motor devido ao atrito entre partes móveis dessa parte do carro e, para isso, é usado óleo lubrificante. Quando o motor está ligado, esse óleo é distribuído para os componentes. Caso contrário, retorna ao cárter, onde é armazenado e esfriado.
Ao passar numa lombada ou buraco e raspar embaixo do automóvel, é o cárter que sofre o impacto, visto que ele fica embaixo do motor. Se essa peça furar e começar a vazar óleo, o prejuízo pode ser bem grande. Aí entra o protetor de cárter, uma chapa metálica que evita a colisão direta e é encontrada em auto peças.
Radiador
O radiador integra o sistema de arrefecimento, ajudando a esfriar o motor. A água do radiador atravessa algumas partes do motor, absorvendo grande porcentagem do seu calor. Em seguida, a água quente passa pelo radiador para se esfriar e voltar para o motor.
Além disso, há outros componentes, como as válvulas, cabeçote, vela de ignição, biela, virabrequim e por aí vai. Você os encontra em uma loja de autopeças, que costuma comercializar tudo para carro: suspensão de carro, iluminação automotiva, aparelhos de tecnologia, entre outros itens.