Além dos feijões que mais consumimos no dia a dia, ainda existem cerca de 150 tipos diferentes de feijão no mundo. Mas se você está interessado em conhecer essa variedade no sentido gastronômico, apresentamos aqui 7 tipos diferentes de feijão que você pode encontrar na mercearia e explorar receitas do mundo inteiro. Confira!
Feijão Carioca
Também conhecido como feijão carioquinha, o feijão carioca é o tipo de feijão mais popular do Brasil, sendo o mais vendido e consumido pela população brasileira em todo país. Além disso, ele é cheio de vantagens para saúde de quem o consome com frequência, pois é rico em ferro e previne anemias.
Apesar do nome “carioca”, esse produto não é originário do Rio de Janeiro nem faz referência a cidade. Na verdade, o feijão carioca tem esse nome porque a sua cor e manchas lembram a cor e manchas da raça de porco “carioca”.
Feijão Preto
Por sua vez, o feijão preto também é muito popular no Brasil, especialmente pela tradicional receita brasileira “feijoada” que é feita com ele. Mas além dos brasileiros, os mexicanos também são grandes fãs desse grão e utilizam em diversas receitas.
Feijão Fradinho
Também chamado de feijão de corda, o feijão fradinho costuma ser servido como aperitivo invés de prato principal como os outros feijões listados acima. Mesmo que seja consumido em diversas regiões do país, o Nordeste é o local onde ele é mais comum, compondo pratos típicos como o Baião de Dois.
Feijão Azuki
Você já ouviu falar em doces e sobremesas de feijão? Esse tipo de doce é bastante comum na culinária oriental (especialmente japonesa) e o tipo de feijão responsável por estas receitas é o feijão Azuki. Trata-se de um grão pequeno e bastante vermelho, comumente confundido com o feijão vermelho em si.
Feijão Vermelho
Por sua vez, o feijão vermelho não é utilizado na preparação de doces e sim de sopas. Ele é muito requisitado na culinária francesa, mas também pode ser encontrado no Brasil em lojas especializadas em grãos e cereais.
Além de ser um feijão bonito e saboroso, ele também é rico em benefícios para a saúde, ajudando a controlar até a pressão alta. No entanto, é claro que o sal deve ser usado com moderação para que possa ter efeito.
Feijão Verde
O feijão verde se destaca entre os demais tipos listados acima por ser mais macio. Como ele tem maior teor de água em sua composição, não é necessário muito tempo de cozimento para esse grão e o caldo do seu cozimento é carregado de nutrientes.
Feijão Branco
Comparado aos tipos já listados, o feijão branco é muito menos consumido, mas abre grandes oportunidades de preparos culinários. Ele possui grãos maiores e é tradicionalmente usado na clássica receita de dobradinha. No entanto, esse tipo de feijão harmoniza muito bem em conjunto com petiscos de calabresa.