Quem costuma dirigir após consumir bebidas alcoólicas, acaba colocando não somente a própria vida, como a vida de quem está no veículo e das pessoas à volta em risco. Por isso é importante ter consciência do risco de dirigir após ter consumido bebidas e não permitir essa conduta de pessoas próximas a você.
Muitas pessoas acreditam que ao tomar banho com água gelada ou quente e até manter o estômago cheio com cremes e sopas, por exemplo, pode cortar o efeito do álcool. No entanto, essas estratégias são utilizadas apenas para reduzir a sensação de embriaguez, dado que o álcool estará presente no sangue.
Nem sempre garantir uma alimentação com produtos para mercearia na Black Friday pode resolver a situação. Isso por conta do álcool que está presente no sangue, mesmo que a quantidade ingerida seja pequena.
Independente da quantidade ingerida, a pessoa poderá ter diferentes reações. Algumas dessas sensações podem ser a diminuição do reflexo, sendo tão importante quando se está dirigindo.
Saiba mais sobre os riscos de dirigir após consumir bebidas alcoólicas
Uma substância psicoativa, o álcool pode ser responsável por alterar as percepções e comportamentos, além de aumentar a agressividade e diminuir a concentração e atenção de um motorista.
Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfegos — ABRAMET, a combinação do uso de álcool e a direção estão relacionados a cerca de 35 a 50% das mortes mundiais de acidentes de trânsito.
A faixa etária mais comum dentro desses dados varia em torno de jovens entre 16 e 20 anos. Mesmo com baixas taxas de álcool no organismo, os olhos acabam se movendo com menor frequência, diminuindo os reflexos. Por mais que seja somente uma cerveja ou um drink, deve-se tomar cuidado.
Bebida alcoólica e direção: acidente
A possibilidade de um condutor embriagado causar um acidente é enorme se comparada a de um condutor que não ingeriu álcool.
Se usarmos como exemplo um motorista que ingeriu bebidas alcoólicas que dirige em uma rodovia a 80 ou 90 km/h precisa frear o veículo que está dirigindo, a reação de defesa dele levará mais tempo para ser tomada.
Portanto, a possibilidade de ocorrer uma colisão e um acidente são muito maiores por conta do tempo de reação da pessoa que está dirigindo. Dessa forma, quanto mais álcool um motorista ingerir, mais tempo irá demorar para ele ter a atitude de defesa em uma situação no trânsito.
Além das condições do condutor, existe a condição onde o veículo está e de como a pista estará. A taxa de acidentes em dias chuvosos, por exemplo, é muito maior que a em dias ensolarados. Portanto, a forma em que a pista se encontra também são fatores que influenciam na ocorrência de acidentes
Se combinados esses fatores com comprar bebidas e consumi-las, o risco de acontecer um acidente é ainda maior.
Consumo de bebidas alcoólicas e a alteração de comportamento
Além das demais consequências e reações que as bebidas podem ocasionar, existe a alteração de comportamentos, das noções de perigo e ainda do nível de consciência da pessoa. Tudo isso pode resultar em perda de certas barreiras morais, causando a perda da autocrítica.
Por isso, motoristas sob efeito de álcool são mais propensos a dirigir em alta velocidade e não usar o cinto de segurança, por exemplo. O que mais uma vez pode resultar em acidentes graves.
Mesmo que os efeitos da embriaguez tenham passado, não significa que o álcool não esteja mais no organismo. Então, caso tenha que sair e precise dirigir, planeje o que será feito. Tudo isso pode resultar em perda de certas barreiras morais, causando a perda da autocrítica. Além disso, o cigarro também tem sigo um grande problema para a saúde das pessoas. Muitos ja tentam utilizar opções menos perigosas, como o Elf Bar, mas mesmo assim o consumo deve ser moderado
Agora que você já sabe dos perigos, opte por beber somente quando estiver em casa, aproveitando o clima de final de ano e a Black Friday, faça suas compras de bebidas sempre procurando promoções.