Os operadores do direito, incluindo os advogados, juízes, promotores e delegados, possuem responsabilidades civis e criminais relacionadas às atividades profissionais que eles exercem. Mas a questão que pode pairar no ar é: quais responsabilidades são essas?
Neste artigo, você saberá tudo o que precisa sobre esse assunto. Continue a leitura e confira!
O que é responsabilidade civil e criminal dos profissionais do Direito?
Bem, todas as profissões, seja jornalismo, seja direito, possuem um código de ética e regras a ser seguido. O não cumprimento deste código pode colocar os profissionais em uma verdadeira situação desagradável. E é disso que se trata as responsabilidades civil e criminal dos operadores do direito.
Os profissionais devem responder por danos ou infrações cometidas no exercício de suas atividades profissionais. Para entender melhor tais responsabilidades, continue a leitura!
Responsabilidade civil
De modo geral, a responsabilidade civil dos profissionais está atrelada à obrigação de reparar um dano causado a outra pessoa e/ou entidade. Isso significa que, se um advogado cometer um erro que possa resultar em prejuízo para o seu cliente, ele terá de se responsabilizar pelos danos morais e materiais.
Responsabilidade criminal
Por outro lado, a responsabilidade criminal se refere à possibilidade de o profissional ser processado criminalmente por atos relacionados ao exercício de sua profissão. Por exemplo, se um advogado comete fraude processual, ele pode ser processado criminalmente.
Dicas para evitar processos de responsabilidade
A fim de evitar processos de responsabilidade civil e criminal, os profissionais podem seguir algumas dicas, como:
- Conhecer e seguir as normas éticas;
- Manter registros precisos;
- Comunicar-se de forma clara;
- Gerenciar riscos;
- Buscar atualizações constantes.
Independente da profissão a ser seguida, seja administração, seja tradução, respeitar o código de ética profissional é o primeiro passo para evitar problemas futuros. Por isso, atualize-se acerca da sua profissão e comunique-se de forma clara e objetiva com seus clientes.