Além das habilidades técnicas, a inteligência emocional tornou-se essencial para o ingresso no mercado de trabalho. O fato se deve a alta procura por parte das empresas por profissionais que saibam lidar com situações complexas e se relacionar com outras pessoas, criando um ambiente de trabalho mais tranquilo e harmônico.
Saiba mais sobre essa habilidade e os benefícios que ela proporciona na sua vida profissional!
O que é inteligência emocional?
Para o jornalista e cientista Daniel Goleman, considerado o “pai da inteligência emocional”, trata-se da capacidade de identificar e lidar com nossos próprios sentimentos. Mas, além disso, também pode ser entendida como a habilidade de compreender as emoções das outras pessoas. Desenvolver a inteligência emocional significa sentir, pensar e agir com mais consciência, não deixando as emoções controlarem suas ações.
Se na vida pessoal essa habilidade já gera grandes mudanças, não poderia ser diferente no ambiente de trabalho. É preciso que essas competências estejam em dia para promover uma série de benefícios pessoais e profissionais.
Melhora nos relacionamentos e no clima interno
Uma relação mais saudável entre os colaboradores contribui para um clima interno mais agradável, influenciando na produtividade e qualidade do trabalho de todos. Em áreas como Relações Internacionais, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, entre muitas outras, o contato com pessoas é diário e constante, exigindo uma necessidade ainda maior de criar bons relacionamentos e saber lidar com conflitos.
Além disso, a inteligência emocional também fortalece o relacionamento com clientes, fornecedores e outros públicos importantes para a organização por oferecer mais confiança e estabilidade a eles.
Redução do estresse
Os relacionamentos saudáveis e clima interno favorável ajudam a reduzir o estresse de todos os profissionais, fazendo com que os conflitos sejam resolvidos com mais facilidade e eficiência. Uma inteligência emocional bem desenvolvida é capaz de gerenciar melhor as pressões e dificuldades do dia a dia, melhorando o humor e a satisfação no trabalho.
Melhora na produtividade
Não é novidade que quando nos sentimos melhor, tanto conosco como com os outros, a nossa produtividade aumenta. Saber lidar com conflitos em equipe, sentimentos e pressões do cotidiano influenciam positivamente na sua concentração e, consequentemente, na qualidade de entrega do seu trabalho.
Melhores líderes
Desenvolver uma melhor consciência sobre os seus sentimentos e os das pessoas ao seu redor mantêm a sua racionalidade diante de situações complexas, ajudando-o a tomar decisões sem deixar as emoções atrapalharem seu pensamento crítico.
Essa competência é essencial para cargos de liderança, uma vez que é impossível ser um bom líder sem saber lidar com suas próprias emoções e com o relacionamento com seus funcionários.