Os rebites são ferramentas utilizadas frequentemente nas mecânicas, porém, nem sempre são tão falados sobre sua grande valorização. A maioria das construções na área de fixação precisam de elementos que unem peças entre si e, os rebites facilitam muito vários tipos na hora da aplicação.
Saber diferenciar as inserções com o uso de rebitadeiras em específico faz toda a diferença. Afinal, esse setor industrial requer muita atenção para que todo o tipo de fixação em chapas finas ou grossas fique da forma certa e segura.
Acompanhe o artigo a seguir e veja mais sobre as aplicações atuais e corretas de rebites. Confira:
Primeiramente: o que é um rebite?
Os rebites são tipos de fixadores mecânicos, onde, antes mesmo de sua instalação, possui um corpo que consiste em uma haste cilíndrica de metal e pode contém uma cabeça de diversas formas.
As suas inserções acabam acontecendo a partir do achatamento da ponta de um rebite orbulb dentre outros modelos, em um orifício pré-perfurado com o auxílio de uma rebitadeira.
Aplicação de um rebite semi tubular
Um rebite semi-tubular ou rebite semi-estrutural é similar a um rebite sólido. Trata-se de equipamentos que apresentam uma parte de sua haste oca. A finalidade dessa área oca do rebite é diminuir a quantidade de força na hora da aplicação. Geralmente, são utilizados em projetos que demandam certo movimento, já que somente o final dessa haste é deformada.
Aplicação de um rebite de repuxo
O rebite de repuxo é um dos mais utilizados atualmente. Também pode ser chamado de rebite pop muitas vezes, referente à marca do fabricante original. Tal nome “pop” também se dá ao barulho quando o mandril é arrancado da haste do rebite.
O mandril desse tipo de rebite é puxado e a sua cabeça expande a extremidade da haste até o local do seu travamento.
Aplicação de um rebite hermético
O rebite hermético consegue se diferenciar dos demais por possuir um corpo totalmente fechado com o mandril no corpo do rebite. Sendo assim, a cabeça do mandril consegue ficar no rebite, garantindo a hermeticidade.
Por isso, o mesmo está sendo um dos mais cotados a ser utilizado em vários setores industriais atuais, pela facilidade e segurança que ele garante ao fazer uma aplicação precisa.