Ao decorrer das últimas décadas, as empilhadeiras foram as principais responsáveis por movimentar materiais na indústria em todas as partes do mundo. Elas foram sendo padronizadas e se tornaram imprescindíveis nas linhas de produção, servindo, na verdade, para diversas atividades. Depois, chegaram outras máquinas e o rádio controle remoto industrial
Acontece que as empilhadeiras começaram esbarrar em suas limitações de capacidade e de movimento. Neste cenário, surgiram as pontes e os pórticos rolantes, que ganham cada vez mais espaço e virou a solução do século XXI para locomover cargas.
O que é a ponte rolante?
A ponte rolante é um equipamento empregado em empresas para içar e movimentar materiais que possuem grandes volumes ou que são muito pesados. Por isso, é comum vermos essas máquinas atuando para carregar e descarregar navios, onde contêineres são transportados com facilidade, rapidez e segurança.
As pontes também são utilizadas junto aos tetos de indústrias e armazéns que precisam movimentar estruturas robustas para atender as necessidades logísticas de uma certa operação. A tarefa é feita com controle remoto para ponte rolante.
O ganho de tempo, a segurança fornecida à equipe e a facilidade no manuseio fazem com que a ponte rolante seja um equipamento fundamental em várias áreas de atuação.
Pórtico rolante
Os pórticos rolantes são recomendados para realizar a movimentação de cargas pesadas na indústria e também em canteiros de obras para o manuseio de pré-moldados. Estamos falando de equipamentos versáteis, que podem ser usados dentro de galpão ou a céu aberto.
Eles são diferentes das pontes rolantes por terem uma estrutura autônoma. Visto que são apoiados em trilhos fixos a uma viga presa no solo, os pórticos não dependem da estrutura do edifício para ter sustentação. Demandam apenas que exista alguma alimentação elétrica, piso regular e compactado.
Tais equipamentos têm como principal característica a movimentação da carga nos eixos longitudinal, lateral e vertical. Ainda mais com o auxílio do controlador eletrônico.
Uma vantagem é o baixo custo de manutenção e de operação, sem falar da maior segurança em comparação aos guindastes. Também apresentam velocidades de elevação e translação ajustáveis de acordo com as necessidades operacionais da atividade. Sua capacidade de carga é capaz de atingir até 80 toneladas e seu vão chega a 40 metros.
Rádio controle remoto industrial
Como já falamos, o rádio controle remoto industrial é uma das principais táticas para a garantia da segurança para os colaboradores. Assim, são ótimos para evitar colisões com obstáculos, salvando vidas. Outra tecnologia que ajuda bem é o conversor de frequência.