O SEO para imagens envolve uma série de otimizações relacionadas ao conteúdo da foto ou ilustração. Por exemplo, título, texto alternativo, descrição, legenda e tamanho. Adotar o Search Engine Optimization nesse contexto é extremamente importante, visto que o Google indica sobre o que cada imagem se trata. É uma forma de elevar as chances de ranquear bem no maior buscador do mundo.
Acompanhe a leitura e veja os principais motivos para otimizar suas imagens!
Visibilidade na página de resultados
Em qualquer busca feita no Google, são apresentadas na página de resultados, abaixo do campo de busca, as opções de conteúdo pelo qual você pode buscar. Acontece que muitas vezes o próprio buscador já mostra miniaturas de imagens, vídeos ou mapas. Isso porque ele entende que determinada palavra-chave tem um apelo visual ou de localização.
Portanto, ter a imagem da sua página bem posicionada significa aumentar as possibilidades de aparecer nas primeiras posições quando um termo associado é pesquisado.
Melhora do SEO da sua página
As técnicas de SEO on-page, que também são analisadas pela consultoria SEO, abrangem inúmeros critérios. Tais como título do conteúdo, heading tags, links, conteúdo e, claro, imagens! Quando falamos em aplicar boas práticas de otimização de sites para uma página, a imagem também é um fator relevante para o ranqueamento.
Ou seja, a imagem também favorece a otimização do conteúdo no qual está inserida.
Maior tráfego orgânico
Tudo isso que citamos acima tem um único objetivo: conquistar um significante tráfego orgânico para o seu site ou blog. Fotos, ilustrações, infográficos e demais tipos de imagens são bem mais atrativas do que resultados em textos. Isso se torna um aspecto de destaque nos resultados do buscador. Consequência: mais clique, mais tráfego.
Como é a imagem ideal para ranquear bem?
- Imagem de qualidade
É fundamental que a imagem seja boa, de qualidade e que esteja com o foco bem ajustado — a não ser que o desfoque seja proposital, claro.
- Dentro do contexto da página
A imagem deve se relacionar com o texto, sendo pertinente ao assunto. Se possível, utilize a palavra-chave que você quer ranquear também no texto, perto da imagem.
- Carrega rapidamente
A imagem não pode ser muito pesada para não afetar o carregamento da página, critério crucial para o posicionamento no Google. Disso, os profissionais de marketing digital entendem bem.
- Possui um bom texto alternativo e um bom título
Busque sempre usar palavras-chave no texto alternativo e no título da imagem. Essas otimizações com certeza vão te ajudar muito na busca orgânica e a destacar seu negócio.