O óleo de algodão pode ser uma alternativa e um substituto para os óleos de canola, milho e soja. Esse óleo é muito utilizado na preparação de alimentos.
Muitas pessoas mais experientes no ramo da culinária acreditam que o esse óleo consegue evidenciar o sabor de alimentos mais frescos, além de ser ideal para preparar assados e frituras.
Conheça algumas vantagens desse óleo.
O que é?
É extraído das sementes da planta de algodão. Muitos acreditam, de forma equivocada, que esse óleo é extraído da fibra fofa utilizada na produção de tecidos e outros produtos.
As sementes do algodão são descascadas e o miolo da planta é prensado até que o óleo seja liberado.
Além de ser muito utilizado na cozinha, principalmente para o preparo de alimentos como os assados e as frituras, ele pode servir também como combustível biodegradável.
Esse óleo de cozinha possui um baixo índice de gorduras saturadas, perfeito para preparar alimentos mais saudáveis.
Qual a finalidade do óleo de algodão?
É perfeito para preparar assados e frituras.
Por conseguir ressaltar o sabor dos alimentos, esse óleo de cozinha é perfeito para cozinhar petiscos fritos.
Além disso, por ser mais leve que os óleos tradicionais, como óleo de soja ou de canola, ele é ideal para ser utilizado no preparo de molhos de salada.
Vantagens e benefícios do óleo de algodão
O óleo de algodão é rico em nutrientes como ômega-3 e vitamina E, que atuam no nosso organismo como fortes antioxidantes e anti-inflamatórios.
Além disso, esses nutrientes ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. A vitamina E presente no óleo de algodão ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico.
Esse óleo também ajuda a melhorar a saúde cognitiva. Doenças neurodegenerativas como Alzheimer e demência têm seus impactos diminuídos por conta de alguns alimentos, como o óleo de algodão.
Utilizar esse óleo no preparo de receitas pode reduzir a inflamação nas vias neurais, assim como prevenir a disposição da placa beta-amiloide, contribuindo positivamente com os sintomas atribuídos a essas doenças.
Uma alimentação com quantidade suficiente de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas contribui para o processo adequado de circulação sanguínea.
Percebe-se que existem benefícios do óleo de algodão em relação a isso, tendo em vista que ele pode garantir a ingestão dessas gorduras e prevenir as oscilações da pressão do sangue.
Use o óleo nas receitas e tenha uma vida mais saudável
Existem diferentes benefícios e vantagens obtidas através da utilização do óleo de algodão no preparo de receitas.
Além das mencionadas acima, é importante destacar que esse óleo de cozinha também ajuda a promover uma pele mais saudável e bonita, por conta da vitamina E.
Essa vitamina consegue manter a beleza natural da nossa pele, assim como sua cor e hidratação.
O uso regular desse óleo pode evitar o aparecimento de manchas escuras na pele, além de diminuir a ação dos radicais livres.
A aplicação do óleo para essa finalidade deve ser feita durante o período diurno e até noturno, para que os resultados sejam potencializados. Antes de aplicar esse óleo na pele, verifique se ele pode provocar reações adversas.
Assim como o leite faz bem para os ossos, o óleo de algodão faz bem para a pele, para o coração e muito mais.