A assessoria jurídica trabalhista é essencial para qualquer empresa. Isso porque a legislação do ramo é bem complexa, ainda mais quando olhamos para as recentes alterações que ela vem sofrendo. Nesse campo, atua o advogado trabalhista, que visa orientar a tomada de decisões. Bem como opera em ações ajuizadas em que a organização está inserida.
Agora você deve estar se perguntando: quando ir atrás de uma assessoria jurídica trabalhista? Bom, listamos alguns momentos a seguir!
A empresa tem muitos processos trabalhistas
As ações trabalhistas são comuns, independentemente do segmento do negócio. Porém, quando há um alto volume de processos, é recomendado contar com atendimento especializado. Afinal, contratar um advogado para cada caso terá um custo enorme, visto que serão cobrados os honorários relativos a cada situação específica.
Ao optar por uma assessoria jurídica, a despesa é reduzida e ainda há um trabalho preventivo, que se antecipa aos problemas e orienta o cliente.
Ocorrências comuns de questões internas com empregados
Diz respeito a problemas internos dos empregados. Normalmente, estão relacionados a carga horária de trabalho, deveres, questões disciplinares e benefícios relativos ao contrato de trabalho. É preciso estar atento a estas ocorrências, visto que elas podem resultar em processos trabalhistas de difícil resolução.
Há prejuízos contratuais com frequência
Sem conhecimento sobre direito do trabalho, inúmeras instituições celebram contratos de trabalho sem a devida análise. Um erro é não retratar a realidade do trabalho desempenhado, o que pode acarretar prejuízos financeiros a médio e longo prazo. Ademais, há a possibilidade também de arcar com multas pesadas impostas pelas autoridades competentes.
Se o seu negócio convive constantemente com complicações que demandam intervenções jurídicas, é hora de ter uma assessoria jurídica. Principalmente, quando a empresa possui necessidade de trabalhar em períodos extraordinários, recorre a terceirização ou utiliza contrato de trabalho a tempo parcial. São aspectos que costumam originar problemas.
Mas, através de uma atuação preventiva em direito empresarial, tais questões serão analisadas pelos advogados trabalhistas. Assim, é evitada a imposição de multas administrativas, o que diminui o risco de a empresa ter grandes indenizações trabalhistas.
Dificuldades na interlocução com sindicatos
É fato que nem sempre as articulações entre empresas e sindicatos são amigáveis. Com relação ao piso normativo, a reajustes salariais ou outros direitos previstos na Convenção Coletiva, por exemplo.
É necessário ficar sempre ligado às exigências das entidades, porque, muitas vezes, as quantias propostas são além do ideal. E isso é mais um papel que desempenha a assessoria trabalhista. Por fim, caso você veja sua empresa nas situações citadas, procure por um escritório de advocacia qualificado e full service. Além dos serviços relacionados ao direito do trabalho, um advogado tributarista também pode ser importante.