Um mochilão pelo México é capaz de agradar os mais exigentes tipos de viajantes. Praias caribenhas, sítios arqueológicos, metrópole vibrante, gastronomia de dar água na boca e por aí vai. Além disso, o país também é interessante no que diz respeito ao preço. Viajar para lá não costuma sair uma fortuna, ainda mais se você encontrar voos em promoção.
Acompanhe a leitura e veja dicas para um mochilão pela terra situada entre os Estados Unidos e a América Central!
Atente-se à moeda local
Bom, o primeiro passo ao planejar um mochilão é conhecer a moeda do país onde viajará. No caso do México, é o peso mexicano. Para nós, R$ 1 vale cerca de $5 pesos mexicanos, sendo uma conversão vantajosa. Recomendamos levar dólar, mas caso não queira ou não tenha muito, sempre há um caixa eletrônico no qual é possível sacar na moeda local.
Mas lembre-se que terá tanto a taxa do saque como a taxa do seu banco aqui no Brasil.
Transporte: ônibus e Blablacar são boas opções
Para decolar até o México, a companhia aérea Aeroméxico é uma excelente escolha. Fato é que o país é enorme e, dependendo da sua necessidade, os deslocamentos são bem longos e geram um certo gasto. Os meios de transporte mais acessíveis são os ônibus intermunicipais, tendo opções de primeira e segunda classe em quase todos os lugares.
Também há os transportes coletivos, pequenas vans, que costumam funcionar mais na parte sul com viagens curtas. No entanto, devemos destacar o famoso Blablacar, que vale muito a pena, visto que pode sair até metade do preço dos ônibus convencionais de segunda classe.
No México, a carona não é muito praticada e recomendada. Então, uma sugestão é vender milhas (sabe aquelas que acabaram sobrando?) e separar para o transporte.
Alimentação pelas barracas de rua
O México conta com uma grande variedade de gastronomia, que muda de região para região, bem como os preços. A maioria dos pratos da culinária mexicana levam carne. As bancas de rua são, sem dúvidas, uma bela opção para se alimentar com comidas gostosas e super baratas. Entretanto, até em restaurantes locais é possível encontrar um preço bom, apenas um pouco mais caro.
Acomodação
A questão da acomodação é uma escolha bem pessoal. Muitos, por exemplo, dão um jeitinho de ficar na casa de amigos ou em outros cantinhos. São boas alternativas o camping, o hostel normal e o party hostel, onde você troca horas de trabalho por acomodação gratuita. Desse modo, consegue curtir o país voluntariamente e conhecendo de perto a cultura local.Se está pensando em comprar sua passagem aérea para o país norte-americano, a Delta Airlines pode resolver seu problema! Com antecedência e bastante pesquisa, é possível encontrar passagens bem interessantes.