Praticar exercícios físicos possui uma série de benefícios em relação à saúde física e mental. Com apenas uma corda de pular é possível alcançar essas vantagens e ainda manter uma rotina saudável em relação à prática de atividades físicas.
Antes considerada uma brincadeira, pular corda, agora, faz parte da rotina de exercícios em muitas academias. Esse movimento possui inúmeros privilégios para o corpo, como a perda de peso, queima calorias e ajuda a musculatura a ficar mais tonificada. Sua vantagem é poder ser praticado em qualquer lugar e a qualquer momento.
Diferente dos halteres e dumbbells que não podem ser levados para todos os lugares por poderem danificar o piso ou até mesmo acarretar própria danificação do aparelho, a corda de pular é versátil, não pesa e ainda pode ser utilizada em todos os momentos do treino.
Quais os principais benefícios de pular corda?
Seja uma corda de pular profissional ou uma em formato comum, o ato de pular corda é um exercício aeróbico e como toda atividade aeróbica, ela auxilia na perda de peso e queima de calorias. Também não podemos deixar de mencionar que a mesma aumenta a frequência cardíaca e melhora o condicionamento físico.
Exercícios para praticar com a corda de pular
O primeiro passo importante antes de praticar o exercício, é analisar o ambiente onde ele será feito. Lugares como o chão ou uma superfície plana são ideais para a prática dessa atividade. Para quem está iniciando essa rotina uma dica é começar com saltos baixos, a postura precisa e deve estar ereta, o abdômen contraído e o olhar sempre voltado para frente.
Outra dica importante para manter o seu bem-estar na hora de pular é sempre aterrissar os pulos nas pontas dos pés e não nos calcanhares, para que não fiquem sobrecarregados. Flexionar as pernas também é super importante, para amortecer o impacto dos saltos e não comprometer os joelhos.
Faça intervalos de tempo durante o exercício
Fazer pequenos intervalos de tempo é extremamente importante e essencial para que o seu treino tenha um bom resultado. Não existe segredo para pular corda, mas são nessas paradas que trarão mais resultados para o seu treino. Intercale entre um minuto de exercício sem pausas com um minuto de descanso.
Comece com um treino de 10 a 15 minutos e vá aumentando o tempo conforme você sinta que o seu corpo esteja se adaptando a essa rotina. Após acostumar, vá aumentando gradativamente o nível de dificuldade dos pulos, como pular em um pé só, dar duas voltas com a corda e até apostar no braço cruzado durante o movimento.