Uma das classes mais afetadas com as mudanças causadas pela pandemia, foram os estudantes. Além das medidas de isolamento, os cursos de graduação à distância se tornaram a melhor opção para quem precisava continuar estudando, porém, junto delas, vieram alguns desafios.
Tendo em vista toda mudança causada pelo novo formato, diversos estudantes precisaram readequar sua rotina e métodos de aprendizado, tal mudança a princípio exigiu muita dedicação, mas com o tempo, tornou-se parte positiva da rotina em isolamento.
Processo de readequação
Sem o contato com professores, diversos alunos criaram métodos para tornar o estudo mais efetivo e divertido, visto que, entre as atividades disponíveis durante o isolamento, estudar passou a ser uma atividade interessante para muitas pessoas.
Entre as opções, alguns alunos de cursos de bacharelado EAD começaram a estudar em grupos via Google Meet ou Microsoft Teams, além da possibilidade da troca de materiais via Google Classroom.
Outra possibilidade para estudantes de graduação e cursos de licenciatura à distância foi o estudo interativo, onde além dos fóruns, a possibilidade de realizar pesquisas ou ver vídeos quase que simultaneamente com as aulas auxiliaram no processo de tornar o ensino mais efetivo.
Acesso ao estudo
Algo positivo nesse cenário foi o número de novos alunos inscritos em cursos de bacharel à distância e tecnólogo EAD. Além dos alunos que migraram para o sistema, o volume de buscas por graduação online aumentou quase 30%.
Esse dado revela que, como citamos, as pessoas passaram a enxergar no estudo uma forma de ressignificar o isolamento e claro, preparar-se para o mercado pós cenário pandêmico.
Esse impacto também foi sentido no mercado, que superaqueceu em relação a vagas relacionadas a cargos de tecnologia em geral, e consequentemente, ampliou vagas para regime de home office.
Democratização do ensino
Um dos pontos mais fortes em relação ao ensino em tempos pandêmicos, foram as possibilidades. Por estarem em casa, milhares de pessoas conheceram as faculdades EAD, e nelas, viram a possibilidade de crescer profissional e academicamente.
O almejo por novas vagas, ou por especificações em suas áreas fez com que as pessoas começassem a procurar mais cursos de graduação e pós-graduação online, o que além de positivo, abriu diversas oportunidades.
Por ser simplificado, mais barato e acessível, o ensino à distância atraiu inúmeros novos alunos que, anteriormente, não tinham acesso ao estudo. Isso comprova que ainda em situações atípicas, houve possibilidades e alguns benefícios.
”Todo esforço valerá a pena!”
Apesar das mudanças no formato, fica nítido que o EAD trouxe mais pontos positivos do que negativos para o público, tanto as faculdades quanto o mercado passaram por transformações consideráveis, e você, aluno que persistiu, em breve será recompensado.
Ainda que de popularmente “novo”, o ensino à distância, na verdade, aproxima alunos de novas oportunidades, da descoberta de novos formatos, e claro, de um futuro ainda mais promissor.
Caso você não tenha ingressado em um curso de graduação EAD, aproveite a energia do começo de ano, e dê esse passo a uma nova jornada. Consulte algumas dicas de organização e melhor desempenho e descubra os benefícios e impactos positivos causados pelo EAD na sua vida!