Todos os automóveis são constituídos por uma série de componentes diferentes, como acessórios, auto peças, equipamentos e sistemas. Dependendo da forma como o motorista conduz o veículo, alguns objetos acabam sendo danificados com mais facilidade, como é o caso da embreagem, do freio e da suspensão de carro.
Confira algumas dicas para conservar melhor a embreagem do carro.
Não segure o carro com a embreagem nas ladeiras
Existem muitas pessoas que evitam usar o pedal do freio para segurar o carro em subidas e optam por utilizar o pedal de embreagem. Essa prática pode prejudicar e muito o sistema de câmbio e embreagem do veículo, desgastando também o sistema de direção.
A embreagem do carro é acionada pela fricção. Se você pressionar o pedal da embreagem por muito tempo, pode prejudicar o seu funcionamento. A arquitetura do veículo foi elaborada para suportar acionamentos claros, objetivos e suaves do sistema de embreagem.
Realize movimentos suaves
Como dito anteriormente, o acionamento do sistema de câmbio deve ser sempre feito suavemente, clara e objetiva. A embreagem do carro não foi conduzida para receber movimentos bruscos. Tirar o pé rapidamente do pedal da embreagem, além de causar solavancos no carro, faz com que os coxins do motor sejam forçados, danificando-os.
Então, nota-se que um uso adequado do câmbio do veículo pode influenciar diretamente nas peças de motor. As pisadas bruscas do motorista no pedal podem prejudicar as engrenagens da caixa de câmbio, aumentando a possibilidade de o disco de embreagem ser danificado.
Não deixe o pé no pedal enquanto dirige
Muitas pessoas têm o costume de dirigir com o pé esquerdo apoiado no pedal da embreagem. Apesar de ser algo comum, essa prática não deixa de ser um grande erro. Essa atitude, a longo prazo, pode comprometer e muito a vida útil das autopeças do sistema de embreagem do veículo.
Dessa forma, uma dica para conservar o sistema de câmbio do seu carro é remover o pé lentamente do pedal quando for trocar de marcha. Se você precisar que a marcha fique engatada por muito tempo, lembre-se de deixar o pé descansando ao lado do pedal e nunca sobre ele.
Faça manutenções preventivas!
Essa dica vale para qualquer componente do veículo. Uma das melhores formas de evitar acidentes de trânsito e paradas repentinas por conta de problemas mecânicos é realizar uma manutenção preventiva. Com uma revisão periódica, você garante que todas as peças do veículo passem por inspeções, prevenindo dores de cabeça e gastos inesperados.
Cuidar do sistema de câmbio do carro é essencial para garantir uma condução segura, tranquila e prática. Dessa forma, lembre-se de levar o seu carro até um mecânico especializado, para que o mesmo possa realizar manutenções preventivas e revisões periódicas.