É comum surgirem dúvidas quando o assunto são as regras de boa convivência em um condomínio. Muitos moradores, incluindo aqueles que nunca residiram em apartamento, não conhecem e até temem as normas estabelecidas no empreendimento. Ainda mais quando estão de mudança, seja para um apartamento à venda em Pinheiros ou qualquer outro local.
Mas não há segredo: basta ficar por dentro e se adaptar ao regimento interno. É pensando nisso que trouxemos cinco regras que figuram entre as mais comuns e são fundamentais para manter o equilíbrio e o bem-estar dos condôminos.
Controle do barulho e do som em apartamentos e áreas externas
A primeira, e talvez mais óbvia, é o controle do barulho e do som. Tanto nos apartamentos como nas áreas externas. Geralmente, é estabelecido um horário padrão para que ele possa estar “presente” sem causar problemas aos demais. E aqui podemos considerar música nas residências, decoração, movimentação no salão de festas e crianças brincando, por exemplo.
É preciso, também, redobrar a atenção com ruídos produzidos dentro dos imóveis. Tais como sons de animais, quebra-quebra em obras ou aquela bagunça comum ao receber muitas visitas. Isso porque, mesmo sem querer, você pode tirar o sossego do vizinho. Empatia é fundamental.
Reformas em horários e dias previstos
Como dissemos, os barulhos de obras também incomodam. No regimento interno costuma constar um horário específico para isso, é normal que seja de segunda a sexta, nos períodos comerciais. O objetivo é reduzir o desconforto em momentos de descanso e de lazer com a família.
Para além da reforma, caso seu apartamento na planta esteja quase pronto e você for mexê-lo, busque saber sobre essa questão.
Circulação de animais apenas sob vigilância
Caso você tenha pets no apartamento, é preciso ficar esperto. Eles não podem ser soltos em áreas de convivência, como corredores, elevadores e espaços de lazer. Além de poderem se perder, machucar e escapar, estão vulneráveis a roubos. Se você estiver de olho em um apartamento studio na Vila Mariana, que o espaço do imóvel é reduzido, é importante pensar nisso.
É indispensável que os animais de estimação estejam sempre de coleira e devidamente identificados. Recomenda-se, também, que aqueles de pequeno e médio porte sejam levados nos braços. Os grandes e com comportamento mais agressivo, requerem o uso de focinheira para a segurança do animal e das pessoas.
Descarte adequado do lixo por parte dos moradores
Em qualquer lugar, o descarte do lixo deve ser feito de forma consciente, e em um residencial não é diferente. Pois, contribui para a organização e limpeza de áreas compartilhadas, sem falar que ajuda a coleta seletiva da sua cidade. Desse modo, lembre-se de depositar seu lixo nas lixeiras, respeitando a natureza do material — orgânico, vidro, metal, plástico, entre outras.
Correta utilização da garagem
Por fim, mas não menos importante, está a garagem. É preciso evitar a circulação de crianças ou pets no local, que não pode ser usado para brincadeiras ou diversão, uma vez que representa risco de acidentes. Procure mantê-los dentro do apartamento SP. Para os motoristas, costuma ser estipulado uma velocidade máxima de 20 hm/h, e eles devem respeitar seus devidos lugares para estacionar.