Comumente encontrados em vias públicas e estradas, os cones de sinalização são normalmente usados para isolar áreas, ou indicar perigo. Suas cores fortes auxiliam na visualização, ainda que a distância, de que algo ali precisa ser notada.
Nesse artigo você conhecerá, saberá como e quando o uso de cones é recomendado, -e autorizado-, e também poderá tirar suas dúvidas referentes a esse item que é imprescindível tanto no trânsito, quanto para sinalizar situações na cidade.
O uso de cones de sinalização no trânsito
Sendo esse o local onde os vemos com mais frequência, no trânsito os cones são responsáveis por notificar motoristas de que sua atenção deverá ser redobrada, visto que alguma eventualidade está acontecendo naquele trecho da pista.
Além de sinalizar possíveis falhas nos carros, ou acidentes, os cones, assim como os triângulos, possuem uma placa refletiva quando o farol dos carros entra em contato com sua estrutura.
O recomendado é que todo motorista tenha ao menos um cone de sinalização em seu porta-malas. A ideia é que os demais condutores reduzam a velocidade ao notar o item de atenção na pista, e consequentemente, evitem que possíveis acidentes aconteçam.
Os cones em obras e vias públicas
Além de presente no trânsito, é comum encontrarmos cones em construções e em vias públicas em situação de obras. Em alguns casos, junto deles, podemos encontrar grades de isolamento que auxiliam na sinalização de que ali o civil precisará ser cauteloso.
Nesses casos, tanto civis comuns quanto os responsáveis por obras e prefeitura podem fazer a inserção desses cones nas ruas.
Caso sua calçada ou rua esteja passando por alguma manutenção, ou algum buraco tenha surgido em decorrência da chuva, ou outro fator, você deve comunicar a subprefeitura, e logo em seguida, usar seu cone para avisar a outros moradores e motoristas, de que ali ele precisará estar atento.
Como adquirir meu cone de sinalização?
Como citado, é importante que -principalmente se for motorista-, você tenha em sua posse cones de sinalização. Na maioria das vezes, eles são comercializados em lojas que também vendem outros itens de sinalização e organização, como unifilas e grades de proteção, e por mais que não pareçam, esses itens são essenciais em inúmeras situações.
Para comprá-los, além de buscar por preços atrativos, o consumidor deve se atentar a condição do item ofertado, e buscar sempre por fornecedores que cumpram com o compromisso de comercializar produtos de qualidade.
Por se tratar de itens garantidores da sua segurança, opte sempre não só por tê-los, mas também por conservá-los, e tê-los sempre em sua posse. Os cones de sinalização podem salvar sua vida no trânsito, conte com eles!